CIENTIFICISMO + LIRISMO

Mas a vida é tão maior que as palavras...

"(...)quando o acontecimento não cabe nas palavras, eu costumo usar as palavras, ao contrário, para caberem no acontecimento. Não é a mesma coisa, né, mas quase serve."

(Thami)

sábado, 1 de agosto de 2009

Circuito Musical


( CIRCUITO MUSICAL - ÍNDICE )

Essa semana, a lenda do Southern Rock americano, estrelando o grande Ronald Wayne "Ronnie" Van Zant e o inigualável e inconfundível trio de guitarras, Lynyrd Skynyrd (pronuncia-se línard skínard).


O núcleo da banda foi formado em meados de 1964, na cidade portuária de Jacksonville, sul da Flórida. Ronnie Van Zant e um vizinho, Robert Burns (Bob), que tinha uma bateria, se juntaram ao colega de escola Gary Rossington, que, por sua vez, sugeriu o baixista Larry Junstrom. Faltava um amplificador. Por ter o aparelho e também tocar guitarra, além de ser colega de escola dos outros integrantes, Allen Collins (Larkin Allen Collins Jr.), então no The Mods, juntou-se
à banda.

Começaram a tocar influenciados por country, rock britânico (Rolling Stones, Yardbirds, Cream e Beatles) e blues. Os barulhentos ensaios aconteciam na garagem da casa de Burns. "Nós plugávamos nossas guitarras no canal limpo, Ronnie colocava seu microfone no normal - eram os três em um amplificador - e Bob tocava bateria. Foi assim que começamos", contou Gary.


Neste período, a banda mudou várias vezes de nome - My Backyard, Noble Five, Wildcats, Sons of Satan, Conqueror Worm, Pretty Ones, One Percent.

O nome Lynyrd Skynyrd surgiria um pouco mais tarde. Durante um show, Ronnie anunciou a banda com o nome de Leonard Skinner - o famigerado instrutor de ginástica dos então estudantes Ronnie, Gary e Bob, que vivia dando suspensão aos garotos por causa dos seus cabelos longos, que iam contra as rígidas normas da escola.

"Nós somos (a banda) One Percent, mas vamos mudar nosso nome esta noite. Todos que quiserem que mudemos para Leonard Skinner, aplaudam!", disse Ronnie à platéia, que conhecia o professor e aprovou o nome no ato. Em seguida, os membros substituíram as vogais por Y, segundo Gary, "para preservar a identidade do culpado". (Apesar, ou por isso, mantiveram uma relação amistosa com o dito cujo nos anos que se seguiram, inclusive convidando-o para anunciar a banda em alguns shows.)

Passaram a ensaiar numa espécie de barracão de madeira e zinco, tão pequeno e quente que foi apelidado por eles de "Hell House", ao sul de Jacksonville. Foi no calor sufocante da Hell House que o som da banda começou a tomar forma - country, blues e hard rock eram a base sonora. A despeito das condições severas adversas, o grupo estava determinado a ser bem-sucedido, a não perder de vista seus sonhos.

Fazendo uma turnê com a banda Strawberry Alarm Clock, começaram a se destacar, estabelecendo-se no sul (Flórida, Tennessee, Geórgia e Alabama) como um bom grupo ao vivo.


No decorrer da década de 60 e ínicio da de 70, a banda foi adquirindo formato mais definido, enquanto continuava com seus shows pelo sul americano. Nessa época, inclusive, foram compostos alguns dos grandes feitos do grupo, como Free Bird e Sweet Home Alabama, dois hinos do rock'n'roll.

O primeiro disco veio em 73. "Pronounced’ lêh-nérd ‘skin-‘nérd" foi muito bem sucedido, tendo “Free Bird” e “Gimme Three Steps” como principais hits. Abanda foi, então, convidada a abrir os shows da turnê do The Who nos Estados Unidos, o que levou o brilhantismo das composições de Ronnie Van Zant e o espetáculo de três guitarras para os outros cantos do país, além de levar o nome Lynyrd Skynyrd ao sucesso nacional.


As sessões de gravação de "Second Helping", em janeiro de 74, começaram turbulentas. "O problema é que nós estávamos no estúdio 1, os Eagles (The Eagles) estavam no outro, Stevie Wonder estava gravando no terceiro, e John Lennon e Jackson Browne estavam ao redor. A banda se sentiu nervosa um bocado de tempo, especialmente no dia em que John Lennon esteve em nossa sala de controle. Eles ficaram congelados - foi o fim do trabalho naquele dia". Quando enfim gravado e lançado, o álbum emplacou Sweet Home Alabama como maior hit da banda, dando seqüência ao sucesso do primeiro disco.

Os lançamentos seguintes não obtiveram tanto sucesso nacional, embora o Lynyrd Skynyrd continuasse, e mais que nunca, como um símbolo do southern rock, imagem tão forte que levou a banda a adotar uma bandeira gigante dos Confederados como pano de fundo nos palcos dos shows.

Após Gimme Back My Bullets, de 1976, mais algumas mudanças ocorrem na formação: o guitarrista Steve Gaines entra, juntamente com as backing vocals The Honkettes.

Gravaram, então, o duplo ao vivo "One More From The Road", um dos maiores sucessos comerciais de toda a carreira, e Free Bird, em versão ao vivo, volta a estourar nas rádios. Aproveitando o bom momento, gravaram o inédito "Street Survivor", em 77, que ganhou disco de ouro já no lançamento. That Smell e What’s Your Name tornaram-se verdadeiros hinos na época.


Quando tudo parecia ir muito bem, um trágico acidente impactou a carreira da banda. No dia 20 de outubro de 77, 26 pessoas, incluindo os músicos, roadies e tripulação, partiram em direção ao estado de Lousiana, no avião particular da banda, um Convair 240 apelidado de Free Bird.

Quando perceberam que o avião estava caindo, Van Zant agarrou um travesseiro de veludo vermelho e deu um aperto de mão em Artimus Pyle, segundo este contou (o baterista foi um dos poucos sobreviventes que não perdeu a consciência). "Ele olhou para mim e sorriu, como apenas ele conseguia sorrir, falando para não me preocupar, com seus olhos castanhos dizendo 'Bem, é hora de ir parceiro'. Dois minutos depois ele estava morto com um ferimento na cabeça".

O avião caiu entre uma densa floresta, em uma área pantanosa próxima a Gillsburg, McComb, Mississipi. Na colisão, o avião partiu-se no meio. O guitarrista Steve Gaines, o roadie manager Dean Kilpatrick, o piloto Walter MacCreary e o co-piloto William Gray morreram na hora. Ronnie foi arremessado contra a fuselagem do avião sofrendo traumatismo craniano. Também faleceu instantaneamente. De acordo com relatos de Pyle e do tecladista Billy Powell, Cassie Gaines sofreu um profundo ferimento na garganta e sangrou até a morte em seus braços.

Como geralmente acontece nesses casos, a tragédia resultou em maior exposição do Skynyrd e na venda de milhares de discos.

Nesse ponto, o Skynyrd transcendia o status de banda de Southern Rock para se transformar em um mito - esse foi epílogo de uma grande banda. Em 87, os quatro membros originais sobreviventes, juntamente com Johnny, irmão mais novo de Ronnie, reuniram a banda, continuando a carregar o nome Lynyrd Skynyrd até hoje, embora sem compração com o original.


Fonte:
wikipedia
last.fm


















"To me, there's nothing freer than a bird, you know, just flying wherever he wants to go. And, I don't know, that's what this country is all about, being free. I think everyone wants to be a free bird."
"Pra mim, não tem nada mais livre que um pássaro, sabe, só voando pra onde ele quiser ir. E, sei lá, é disso que esse país se trata, ser livre. Eu acho que todo mundo quer ser um pássaro livre."

(Ronnie Van Zant)




( CIRCUITO MUSICAL - ÍNDICE )

Nenhum comentário: