CIENTIFICISMO + LIRISMO

Mas a vida é tão maior que as palavras...

"(...)quando o acontecimento não cabe nas palavras, eu costumo usar as palavras, ao contrário, para caberem no acontecimento. Não é a mesma coisa, né, mas quase serve."

(Thami)

sábado, 15 de agosto de 2009

Circuito Musical


( CIRCUITO MUSICAL - ÍNDICE )

Hoje, o Deus do R&B, uma figura fenomenal, expetacular, genial - preciso de uma série de adjetivos clichês pra quebrar o clichê e fazer jus ao pseudônimo do senhor Stevland Hardaway Morris, 1,83m, nascido a 13 de maio de 1950, no estado americano de Michigan: Stevie Wonder, ladies and gentlemen!


Devido a seu nascimento prematuro, sofreu da doença chamada retinopatia da prematuridade - crescimento desorganizado dos vasos sangüíneos que suprem a retina (camada mais interna do globo dos olhos) do bebê. Esses vasos podem sangrar e, em casos mais sérios, como o de Stevie, a retina pode descolar e ocasionar a perda total e permanente da visão. O elevado nível de oxigênio na incubadora em que ele foi posto após o parto ainda piorou o estado da doença.

Quando ele tinha quatro anos, seus pais se separaram, e ele mudou-se com sua mãe e seus irmãos para Detroit. Lá, começou a tocar piano aos sete, tendo dominado a técnica já aos nove; também foi ativo participante do coral da igreja local; ainda aprendeu, por contra própria, a tocar gaita, bateria e baixo, tendo dominado todos já aos dez.


Tanto talento despertou a atenção da futura legendária Motown Records, e, aos onze anos, Stevie Wonder já era um artista contratado. A princípio sob o pseudônimo de Little Stevie Wonder, rapidamente se tornou conhecido como um dos mais inovadores e influentes cantores/compositores de seu tempo, sendo um dos maiores astros da Motown. Também se tornou conhecido como compositor, escrevendo músicas para artistas e grupos da Motown, como The Spinners e Smokey Robinson.

Recebeu o Oscar de melhor canção por "I Just Called To Say I Love You", da trilha de A Dama de Vermelho, além de incríveis 25 Grammy's.

Stevie foi casado duas vezes (o segundo permanece) e tem sete filhos.


Fontes:
wikipedia
last.fm















Como não bastasse o som maravilhoso que ele faz, como não amar aquele sorriso, aquela alegria, aquela paixão pela música e pela vida que ele demonstra o tempo todo? Eu só acho impossível.



( CIRCUITO MUSICAL - ÍNDICE )

Um comentário:

prussiana disse...

é legal esse pessoal com alguma deficiência física e que dá muito mais conta que a gente.