CIENTIFICISMO + LIRISMO

Mas a vida é tão maior que as palavras...

"(...)quando o acontecimento não cabe nas palavras, eu costumo usar as palavras, ao contrário, para caberem no acontecimento. Não é a mesma coisa, né, mas quase serve."

(Thami)

domingo, 19 de agosto de 2007

Squally gust

Squally gust é uma espécie de tempestade, por definição, uma rajada em que os ventos sopram em todas as direções, de forma aleatória e descontrolada.

Figurativamente falando, aplico o termo a outro tipo de storm: uma brainstorm.

Traduzindo: aproveitando esse meu sentimento de "eu sei" (post de baixo), aqui vai uma série de pensamentos, meio aleatórios, de acordo com o que minha mente for cuspindo. 8)

Ao longo dos últimos três dias, eu passei por uma metamorfose de estados/pensamentos bastante intensa.... Saí do meu normal, estilo jogue suas mão para o céu e agradeça se acaso tiver alguém que você gostaria que estivesse sempre com você, na rua, na chuva, na fazenda, ou numa casinha de sapê; levei uma cacetada na cabeça de um pensamento do tipo mas como eu não tenho ninguém, eu levo a vida assim tão só; e, por fim (eu acho), cheguei nesse eu sei, por qualquer poesia, por qualquer magia, por qualquer razão.

Eu sei... Agora eu sei que sei. E acho que isso, se não for o que conta mesmo, ajuda bastante. Todo mundo deveria saber. E feliz é quem sabe.

Citando meu amigo Raphael, "vai e volta, de um lado pro outro, pula, gira, estremece; vai encontrar lá, na última nota de um fraseado, no último metro desse caminho , a retidão". Agora que eu sei, tá dando pra ver a reta... me parece que minha alma, regada aqui e ali, fala comigo, me ajuda a me manter no "caminho certo".

Posso estar errado. Mas, mesmo que esteja, enquanto eu ainda souber, dá pra continuar feliz. Acho que tá bom... :)

******************************

Se me permitem uma pequena conversa de tenista - acabou de começar a segunda semi-final do Masters de Cincinnati -, me ocorreu o quanto esse esporte me faz bem, em especial pelo tanto que ele me ensina. O tênis "treina" algumas importantes virtudes e habilidades: calma/frieza, raciocínio rápido, reflexo, perseverança/teimosia, (muito) respeito, humildade, perfeccionismo, correr pra caralho. Lições importantes... ******************************

Já pararam pra observar as cores da vida?

Cada pontinho, aqui e acolá, tem potencial pra emanar um arco-íris das mais belas luzes... só depende de quem vê.

Beleza... A beleza está nos olhos de quem vê, de certa forma, sim... porque ela vem do coração: você vê em uma flor, refletida, a beleza que você atribui a ela em seu coração.

Pensando dessa forma, é fácil abraçar o clichê "a vida é bela". Ela é! Se ela tem potencial pra ser, e só depende de quem vê, significa que a beleza está lá, ali, aqui... é só saber vê-la.

A felicidade ajuda a ver essa beleza. Alguém feliz, alegre, bobo, vê beleza em tudo. Mas acho que poucos sabem que o contrário também vale: saber ver as belezas das coisas ajuda a ser feliz. It really does. ^^

Experimenta, uma hora, sentar na varanda e olhar. Olhe as plantas, as flores, os animais, as coisas... pense nas pessoas que você ama, em lembranças boas...


Minha varanda ^^


... e depois me conta se não deu uma renovada no seu espírito. ;)

******************************

Falando em ver beleza, saiba, também, vê-la nas pessoas.

I mean...

Talvez a grande coisa que aprendi na vida tenha sido a ver as pessoas. "Ver" como está descrito no dicionário: conhecer ou perceber pela visão; assistir a; compreender; observar; reparar em; perceber, sentir. Um contemplador de pessoas, como gosto de me dizer.

É algo como uma habilidade e um passatempo: olhar para uma pessoa, para seu rosto, seus olhos, ouvi-la falar, como ela fala, o quê ela fala, com quem ela fala...

Na primeira reunião de pais e professores desse ano, na escola, eu fui com minha mãe. Ela queria conhecer os meus professores, e eu gostava dessas coisas. Teve o "primeiro momento" no auditório, a escola toda junta; depois, no "segundo momento", primeiro e segundo anos (90% eram pais) juntaram em uma sala de aula, aonde os professores iam se apresentar. Sentei na primeira carteira da parede (curiosamente, agora que parei pra pensar, o mesmo lugar que tenho sentado o ano todo), do lado da minha mãe, na cara dos professores, mais perto dos que não estavam falando - de modo que dava pra eu trocar uma palavra, um sorriso ou uma risada com eles. Falaram todos, um por um (os do primeiro e os do segundo anos, já que tavam misturados lá, primeiro e segundo anos). Bia, Nelo, Nilton, Carla, Ivaninha, Zezé, Waldir, Alba, Else, Berna, Leila, Nilton, Else, Nilton, Carla (matemática e português sempre dão mais problema com o povo). Foi muuuuuuito legal! Adorei tudo, inclusive meus professores novos, que eu só tinha tido uma semana pra não conhecer direito. Prestei atenção neles, no que eles falaram, na expressão deles.... por quase duas horas.

No caminho pra casa, minha mãe, com o interesse também muito despertado, vinha me perguntando sobre um e outro. Terrível com nomes, como ela é, era "a de história... era aquela pequenininha, de colete...?", "o de matemática era o de camisa social preta?", "a de biologia... aquela de cachecol...?"... Eu virava pra ela: "nossa, mãe, não sei... nem prestei atenção na roupa deles... lembro não...". E o incrível é que eu realmente não lembrava. Prestei tanta atenção neles, mas não no que eles estavam vestindo, no brinco que estavam usando, no penteado... Eu olhava pra eles mas não era isso que eu via...

Eu gosto de contar essa história, porque é um exemplo muito bom pro que eu quero dizer.

Ser um contemplador de pessoas é olhar para as pessoas e vê-las, não como estão vestidas ou como aparentam, mas como são, ver seus espíritos, como gosto de pensar, por falta de melhor expressão. Eu consigo ter um gosto muito maior pelas pessoas, fazendo isso. Só de olhar pra elas, só de vê-las, pouco que seja, muitas vezes passo a gostar delas, como se as conhecesse. Porque eu aprendi a ver as belezas escondidas dentro delas, camufladas pelas roupas, maquiagens, circunstâncias...

Soa muito super, dito poeticamente assim... Não acho que seja assiiiim tãããão grande coisa. Acredito, sim, ser algo fantástico. Mas que qualquer um pode fazer. É só querer e praticar. ;)

E é tão bom e faz tão bem...!! ;))


******************************

Bom, acho que chega né...

Gostei desse squally gust, foi bom. :]

Ah, muito obrigado a quem chegou até aqui, viu? Obrigado pelo interesse. 8)

7 comentários:

Marcolino disse...

nhaa, ficou até biitinho ;)~

Marcolino disse...

(Isso tudo aí não tem lá muito uma função informativa não... nem tanto é um desabafo também não... ou uma tentativa de criar um debate... Acho que foi simplesmente uma "squally gust" a toa mesmo... ~.~ )

Anônimo disse...

Nunca é demais ressaltar quão proveitoso é ser um observador do mundo e das pessoas, mas é preciso cuidado para não se estancar nessa de ficar só admirando. É preciso usar o que se vê, entrar em contato. Eu li em algum lugar, uma vez, que a verdadeira sabedoria não é o conhecimento, mas sim o melhor uso que se faz dele.

E ponto.

[Gostei desse texto! Só que a gente já sabia que você é um 'contemplador': dá pra ver na sua cara, boboca!]

Marcolino disse...

nhaa.. :)~

E quanto a não ficar só admirando, não é meu problema. Eu faço o melhor uso que eu posso disso: como você acha que eu consegui esses melhores amigos que eu tenho? Não foi por acaso, eu fui atrás deles, fiz questão, do tipo "eu quero, eu quero, eu vou!". Você leu meu poema... eu não podia viver direito sem aqueles tesouros, depois que eu os vi na minha frente.

;)

Mas concordo com você, sim. Acho que vi no Evangelho que a verdadeira sabedoria é o conjunto entre conhecimento e prática. E é, sim, a mais pura verdade.

^^

Anônimo disse...

obrigado pela honra ^^

Bela a imagem da varanda. A vida é mesmo bela, ou ela torna-se bela de acordo com o olhar? ;D Eu acho que a vida pode ser realmente bela. No dia em que as contradições da mesma não nos fizer demandar um olhar específico para podermos enxergar a beleza; quando o material e o ideal não mais se opuserem num conflito entre realidades paradoxais; aí, sim, em todas as dimensões possíveis, em todas as óticas, a vida será completamente bela.

Marcolino disse...

My pleasure ^^

Anônimo disse...

Foi bom ter lido isso hoje, depois do que eu vi...
ficou mais claro...
é o que faz olhar o mundo do meu lugar preferido na sua varanda...