CIENTIFICISMO + LIRISMO

Mas a vida é tão maior que as palavras...

"(...)quando o acontecimento não cabe nas palavras, eu costumo usar as palavras, ao contrário, para caberem no acontecimento. Não é a mesma coisa, né, mas quase serve."

(Thami)

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Polêmica, pra variar [cont.]

Parte 1

Falei muito já sobre Religião. Agora quero focar-me, rapidamente (na verdade, o impulso de escrever veio de um breve debate na van, agora há pouco), sobre a parte das pessoas, em especial o relacionamento destas com a Religião e, ainda mais especificamente, a bitolagem.

Já que inventei a palavra agora:

bitolar - ato ou efeito de fechar a mente para a entrada de novas idéias; ignorância, não necessariamente advinda de arrogância, de idéias diversas; julgar o paradigma vigente como verdade universal e irrefutável; pre-julgar negativamente idéias que vão de encontro às suas próprias.

O que eu vejo como, se não o maior, um dos grandes problemas de uma parcela monstruosa das pessoas é a bitolagem quanto à sua religião, ou mesmo à falta de religião. Vejo como fatal falha encarar um paradigma como absoluto, ultimate.

A Religião (e isto vale, aqui, inclusive para o ateísmo) é, ou deveria ser, a meu ver, um auxílio, um mapa que ajude o Homem a encontrar seu caminho. Tomar o mapa atual como "imelhorável" vai ser, mesmo que não a priori, mas eventualmente, negar a si mesmo a possibilidade de aperfeiçoar seu caminhar.

"Eu gosto de discutir (sobre fé/religião). Porque assim eu conheço as opiniões diferentes da minha.", disse a Stephanie, na van. ESSE é o espírito da coisa. Não importa - repito: não importa qual a religião ou crença, desde que se esteja aberto a receber coisas novas.

Mas não basta ainda só estar aberto a coisas novas, porque ainda assim está-se sujeito à bitolagem, que, em última instância, consiste em "pre-julgar negativamente idéias que vão de encontro às suas próprias".

O grande ponto é: buscar, sempre, o melhor pra si - ao invés de defender que o melhor agora permanecerá o melhor depois porque, simplesmente, é o melhor.

O caminhar não cessa, a busca não pára. Jamais. Não até alcançar-se o destino da jornada. É imprescindível que estejamos, sempre, não só dispostos, mas buscando melhorar. É imprescindível que saibamos que sempre temos a melhorar. Inclusive nossa capacidade de percepção - motivo pelo qual não podemos nos acomodar em nenhuma "verdade absoluta".

E a Fé, nisso tudo? A Fé viva, a Fé raciocinada, a Fé Consciente é acreditar em si mesmo nessa jornada e, por consegüinte, acreditar nos caminhos trilhados, acreditar no melhor, acreditar no melhor caminho e, ainda, acreditar na sua capacidade de sempre melhorá-lo.

Um comentário:

De Paula disse...

Fuck yeah. Incomensuravelmente pior do que o ateísmo é a religião ignorante!
Also, descobrir sobre as outras religiões é muito bom para descobrir o quanto as outras são horríveis, como por exemplo a bruxaria (nós não somos velhos o bastante pra termos visto os casos de crianças e pastores mortos pelo candomblé, já que hoje a mídia esconde) e o islã (que não é só uma religião - é todo um sistema político, econômico e militar: é um modo de vida, como eles mesmos dizem, mas a ser imposto sobre os outros, apesar deles não dizerem), etc etc