CIENTIFICISMO + LIRISMO

Mas a vida é tão maior que as palavras...

"(...)quando o acontecimento não cabe nas palavras, eu costumo usar as palavras, ao contrário, para caberem no acontecimento. Não é a mesma coisa, né, mas quase serve."

(Thami)

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Reabilitação Literária

Eu infelizmente perdi o hábito de ler, nos últimos anos - internet e aumento da carga escolar são o que basicamente explicam - mas não justificam. Enfim... Fazia tempo não lia um livro por prazer (se descontarmos HP, muito tempo); e, por mais que gostasse dos da escola/vestibular (o que acontecia com animadora freqüência), não é a mesma coisa...

Tô lendo, agora, finalmente por prazer, e como início de uma "reabilitação literária", Insônia, do Stephen King. Não vou falar sobre o livro em si, porque ainda não o terminei, mas quero compartilhar minha grata surpresa em redescobrir a genialidade que a escrita de um bom livro exige/compreende.

Quando me deparo com um pensamento involuntário super-elogioso a respeito do que estou lendo, não consigo deixar de dar uma viajada pra fora da leitura por um momento, e lembrar do meu Ensino Médio (época principal do afastamente da leitura) escrevendo (e, modéstia a parte =P , escrevendo bem) redações e mais redações. Sempre me preocupando com coesão, articulação, clareza, estética, estratégias, domínio do tema, da lingüagem... Era sempre difícil fazer algo realmente bom - coisas marromenos não requeriam muito esforço - e eu sempre gostava do desafio. Gostava de brincar com as palavras, tentando encontrar a melhor combinação pra colocar a melhor idéia da melhor maneira no papel. Era, geralmente, um par ou mais de horas para fazer uma página de que me orgulhasse e que me deixasse contente e satisfeito. E, de fato, me deixava contente e satisfeito. (Ainda gosto, ainda me deixa.)

Agora, lendo um livro, um bom livro, me fascino, me maravilho quando a história vai tomando corpo sobre meu colo. Em outras palavras, tudo que eu me empenhava para fazer em uma página, com um sorriso cerrado de satisfação-em-encarar-um-desafio no rosto, eu vejo ali, em duzentas e tantas folhas, frente e verso, metade do tamanho da fonte. Ainda em outras palavras, é alguém que se enche de euforia com o desafio de fazer 90% de I love rock'n'roll no Easy do Guitar Hero assistir alguém fazendo 100% de Free Bird no Hard.

Não tem como não achar o máximo, sorrir.

4 comentários:

De Paula disse...

Fuck yeah livros! Tô num belo momento pretencioso lendo 3 livros ao mesmo tempo - e adorando! Não se esqueça do que sua professora de portugues sempre lhe ensinou: READING TICK BOOKS MAKES UR SMURT

Marcolino disse...

got it =p

Caíque Pinheiro disse...

e que a sua insônia seja de leitura.

Marcolino disse...

prefiro que não haja insônia, com letra minúscula, mas vlw =p