CIENTIFICISMO + LIRISMO

Mas a vida é tão maior que as palavras...

"(...)quando o acontecimento não cabe nas palavras, eu costumo usar as palavras, ao contrário, para caberem no acontecimento. Não é a mesma coisa, né, mas quase serve."

(Thami)

domingo, 19 de julho de 2009

Circuito Musical


( CIRCUITO MUSICAL - ÍNDICE )

Agora é a vez de um dos meus xodós. Nascido em Houston, Texas, EUA, a 20 de dezembro de 82, criado em Blue Springs, Missouri, residente em Tulsa, Oklahoma, vencedor da 7ª temporada do American Idol, canhoto, 1,83m, David Roland Cook.


David cresceu vendo o pai tocar violão e escolheu o violino como seu primeiro instrumento — pelos motivos mais escusos. “Eu tentei o violino primeiro porque tinha uma garota na orquestra da escola que eu achava linda.”

Aos 12 anos, ganhou sua primeira guitarra, uma Fender Stratocaster, presente de seu pai. “Meus pais têm uma coleção bem eclética de música. Minha mãe gostava de Kenny Rogers e meu pai estava mais pra Boston, Kansas e Dire Straits. A primeira fita que eu comprei foi Kris Kross. Quando eu tinha 13 anos alguém me mostrou a música ‘Closer’, Nine Inch Nails, e depois que eu passei pela arrogância da letra, realmente gostei da música. Então eu cheguei ao rock, que me fez chegar até aqui.”


Suas influências musicais incluem Our Lady Peace, Alice in Chains, Big Wreck, Pearl Jam, Bon Jovi, Chris Cornell, Switchfoot, Collective Soul, Foo Fighters, Jimmy Eat World e 8stops7. Logo após a vitória no American Idol, perguntado nos bastidores sobre quais eram suas 5 bandas preferidas, ele listou Our Lady Peace, Big Wreck, Foo Fighters, Jimmy Eat World e 8stops7.

Na escola, além do coral, ele participou de diversos musicais, além de estrelar todos os especiais de Natal. Era tamém um grande jogador de baseball, mas uma contusão o afastou da prática esportiva, levando-o a focar-se plenamente na música.

David foi cantor e guitarrista da banda Axium, entre 1999 e 2006. Formou-a quando estava no último ano do colegial, junto com o baterista Bobby Kerr. A banda chegou a tocar com grandes nomes da música, como 8Stops7, Caroline’s Spine, Maroon 5, Fountains of Wayne e Smash Mouth. Uma das músicas da banda, “Hold”, foi escolhida pela rede de cinemas AMC Theatres como a música tema para ser tocada antes dos filmes, utilizada em mais de 20.000 cinemas por todo o país. A Axium também foi nomeada uma das 15 melhores bandas independentes dos EUA pelo “Got Milk?” e eleita a melhor banda de Kansas City, em 2004.


David ganhou uma bolsa para cursar Teatro na University of Central Missouri, mas abandonou o curso após dois semestres, graduando-se, em 2006, em Design Gráfico. Mudou-se então para Tulsa, buscando uma carreira na música; disse a seus pais que "eu só quero me dar até os 26 anos pra arrumar um emprego". Juntou-se à Midwest Kings (banda com a qual a Axium já havia tocado em 2003) para uma turnê, tocando guitarra, baixo, fazendo vocal e segunda voz. A banda viria a acabar, mas alguns de seus membros integraram a nova banda de David.

Ele também trabalhou como garçom em diversos clubes de Tulsa.

Enquanto ainda tocava na Midwest Kings, em 6 de Maio de 2006, David lançou um álbum solo independente, Analog Heart, que foi eleito o 4º melhor álbum lançado pela internet, pelo site Music Equals Life, e a Melhor Produção Local de Álbum Independente no “Absolute Best of Tulsa” em 2007, pela “Urban Tulsa Weekly’s”. Durante o final de semana de 18-20 de abril de 2008, o álbum foi listado como o número 1 de downloads de MP3, na categoria “Today’s Top MP3 Albuns”, no site Amazon.com. Pouco depois, foi removido do mercado, por uma cláusula contratual do American Idol.

Makeover, written by David Cook


Don't Say a Word, written by David Cook


Ele estava gravando seu segundo álbum - no qual ele inclusive tentou, sem sucesso, tocar violino - quando Andrew, seu irmão mais novo, lhe chamou para acompanhá-lo na seleção do American Idol. “No último minuto eu decidi tentar. Andrew e eu estávamos no mesmo grupo de quatro pessoas para a primeira audição e ele não foi selecionado. Isso foi muito constrangedor. Eu virei pra ele e falei ‘Você quer que eu faça isso? Porque se você não quiser, eu não vou.’ E ele me respondeu ‘Se você não fizer eu vou te bater.’” Com sua performance de “Livin’ on a Player”, passou para a fase de Hollywood, com 3 “sim” dos jurados.



David aproveitou bem a oportunidade inédita de utilização de instrumentos pelos próprios competidores, com sua guitarra branca Gibson Les Paul para canhotos com a inscrição “AC”, presente de aniversário de seu pai em seu aniversário de 12 anos. “Tenho dois irmãos, Adam e Andrew. Então, por superstição, eu coloco as iniciais deles em tudo desde pequeno.


A partir do Top 12, começou a usar uma pulseira de silicone laranja, para homenagear uma fã especial, Lindsey Rose, que tem leucemia. Ressaltou que o fato de usar a pulseira representa também uma forma que encontrou de abraçar todas as causas de luta contra o câncer, batalha pela qual seu próprio irmão passou, com vitória.

Sua performance de “Billie Jean”, de Michael Jackson foi ovacionada pelos jurados, principalmente Simon Cowell, que disse que a apresentação de David Cook foi superior a qualquer apresentação que haviam visto até aquele momento no programa, e, embora, soubesse que os arranjos foram feitos com base na versão da música de Chris Cornell, realmente era grande. Esta performance já rendeu mais de 4,5 milhões de acessos no YouTube. A versão de “Always Be My Baby”, de Mariah Carey também foi muito elogiada, inclusive aclamada de pé por Randy Jackson, que é produtor musical da Mariah.

A lista das músicas tocadas por ele no show, aqui.


David Cook venceu a 7ª temporada do American Idol com 56% dos votos, no dia 21 de Maio de 2008, derrotando David Archuleta com uma diferença de 12 milhões de votos. A música da vitória foi “The Time Of My Life”, vencedora do concurso “American Idol Songwriter’s”, promovido pelo programa para que compositores enviassem músicas para ser o single da vitória.

Always Be My Baby, written by Mariah Carrey, Jermaine Dupri and Manuel Seal, arranged by David Cook


I'm Alive, written by Neil Diamond, arranged by David Cook


The Music of the Night, of The Phantom of The Opera, written by Andrew Lloyd Webber, arranged by David Cook


O processo todo me fez começar uma nova vida na qual eu tenho certeza de quem eu sou, como eu nunca tive. Eu aprendi que tenho que aproveitar quando estou cantando para o público, porque se não der certo, tudo bem, eu sigo em frente.”

Na semana do dia 25 de Maio, David Cook conseguiu quebrar vários recordes nos charts da Billboard.

O mais notório foi a proeza de ter 11 músicas de estréia nos charts da Billboard Hot 100, batendo o recorde anterior estabelecido por Miley Cyrus, em 2006, quando ela tinha 6.

Seu primeiro single, “The Time Of My Life”, estreou em 3º lugar na Billboard Hot 100. As onze músicas que chegaram à lista lhe renderam o título de artista que mais colocou músicas no Top 100 em uma semana na era Nielsen SoundScan — que começou em 1991 —, e o que mais colocou músicas no Top 100 em quaisquer das eras desde que os Beatles colocaram 14 músicas na lista, na semana de 11 de abril de 1964.

Além disso, David quebrou outro recorde nesta mesma semana, o de maior número de músicas na Billboard Hot Digital Songs, com 14 músicas de estréia, quebrando o recorde anteriormente estabelecido de 6 músicas por Jon Bon Jovi, em 2007.

As 17 músicas de Cook nos charts da Billboard tiveram um total de 944.000 downloads só na primeira semana. Em junho de 2008, ele se tornou o primeiro vencedor do American Idol a fazer sucesso nos charts do Reino Unido, com o single da vitória. A canção alcançou o 61º lugar em downloads.


Para a produção de seu CD pós-American Idol, David trabalhou com Ed Roland (Collective Soul), Zac Maloy (The Nixons), Jason Wade (Lifehouse), Neal Tiemann (MWK) e Raine Maida (Our Lady Peace). O álbum foi lançado em 18 de novembro de 2008, com o produtor Rob Cavallo, que já trabalhou com nomes conhecidos da música internacional, como Green Day, Goo Goo Dolls e Alanis Morissette. “The Time Of My Life” é uma faixa bônus do CD e conquistou platina no fim de 2008. David recebeu o certificado de Disco de Platina em 22 de Janeiro de 2009.

Ele também assinou contrato para ser o garoto propaganda da marca Skechers, com duração até dezembro de 2009.


Após a tradicional turnê com os Top10 da temporada do American Idol por todo o país, David começou a turnê de seu próprio disco, em fevereiro de 2009.“Nós meio que vamos voltar às nossas raízes e tocar em muitas faculdades. Porque eu lembro de ir a shows quando eu estava na faculdade e sentir uma energia muito bacana ali, que você não encontra em qualquer lugar. Como nos anos 70, todas essas maravilhosas bandas tocaram no circuito das faculdades, e eu quero voltar a isso. É nisso que estou focado — não apenas sair com quatro caras bacanas e nos divertirmos, mas fazer o que eu quero fazer.” Muita polêmica foi criada entre os fãs com relação aos shows da turnê, uma vez que a grande maioria está sendo realizada em pequenos auditórios das faculdades e os ingressos não estão sendo vendidos ao público em geral, uma vez que os estudantes esgotam-nos antes. David postou um vídeo- blog dizendo estar ciente disso, mas que esta será apenas a primeira de muitas turnês.

Amém!

Fontes:
davidcookofficial.com.br
wikipedia
last.fm


Light On, written by Brian Howes and Chris Cornell


Come Back To Me, written by Amund Bjorklund, Espen Lind and Zag Maloy


Declaration, written by David Cook, Gregg Wattenberg and Johnny Rzeznik


Heroes, written by Cathy Dennis, David Cook and Raine Maida


Lie, written by Amund Bjorklund, David Cook, Espen Lind and Zac Maloy


Bar-Ba-Sol, written by Chris Wojtal, Danny Grady, David Cook, Jade Lemons and Steve Slovisky


Acho que dizer que ele é meu xodó já diz bem o carinho que eu tenho por esse sujeito. Vi ele aparecer pro mundo, torci pra ele o tempo todo no AI, primeiro por ver um roqueiro se destacando nesses programas que só lançam pop, (logo) depois por constatar que ele é muito booom. Enfim.. ;)



( CIRCUITO MUSICAL - ÍNDICE )

2 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo review, gostei mesmo!

David é um sopro de vida nesse mundinho musical batido e sem grandes novidades...

Unknown disse...

Movimento Cook nas rádios ;p