CIENTIFICISMO + LIRISMO

Mas a vida é tão maior que as palavras...

"(...)quando o acontecimento não cabe nas palavras, eu costumo usar as palavras, ao contrário, para caberem no acontecimento. Não é a mesma coisa, né, mas quase serve."

(Thami)

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Circuito Musical - Semana 3

( CIRCUITO MUSICAL - ÍNDICE )

Se levar-se em conta que, pra mim, os Beatles estão para a música assim como Jesus Cristo está para... ahn... o mundo, não é pouca merd* dizer que eu, em minha modesta e insignificante opinião, ponho os irmão Gibb - e eles - um mínimo degrauzinho abaixo dos meninos de Liverpool. E é com imenso gosto que tento mostrar o porquê. Com vocês, os Bee Gees.

Barry (01.09.1946, 1,80m) e os gêmeos Robin e Maurice Gibb (22.12.1949, 1,73m) nasceram em Douglas, Isle of Man, uma ilha no meio da Grã-Bretanha, mas logo se mudaram para o continente, Manchester, terra natal de seu pai, onde passaram grande parte da infância. Foi aí que os garotos resolveram que era música o que eles queriam para suas vidas: um dia, iam a um cinema local levar um disco que haviam gravado para mostrar a empresários locais, como outras crianças vinham fazendo há algumas semanas, quando Maurice o deixou cair e o disco se quebrou, forçando-os, assim, a cantar ao vivo. A resposta que obtiveram foi tão positiva que eles decidiram levar adiante a carreira musical.

Essa carreira só foi começar, no entanto, quando a família Gibb se mudou para a Austrália, onde os garotos rapidamente ganharam destaque, se apresentando em bares e programas de televisão. Logo chamaram a atenção de um promotor de corrida de animais, Bill Goode, que os apresentou a um DJ local, Bill Gates, o qual deu o nome Bee Gees ao grupo, pelas iniciais de seu nome e do de Goode. O trio ascendeu nas paradas australianas, despertando a atenção de muitos para, dentre outros talentos, a habilidade de composição de Barry, que passou a compor algumas músicas para outros artistas, além dos próprios Bee Gees.

O início bem sucedido na Austrália, já com músicas em primeiro lugar nas paradas, os encorajou a retornar à Inglaterra, em meados da década de 60, separando-se da família. Lá, Brian Epstein, empresário dos Beatles, havia ouvido algumas fitas demo, mandadas pelo pai dos garotos, e as havia repassado a Robert Stigwood, que se interessou em contratá-los. Seu primeiro single na Inlgaterra, New York Mining Disaster 1941, foi confundido por vários DJs, que pensaram ser um novo hit dos Beatles, motivo que os levou a tocar exaustivamente a música. A confusão foi desfeita quando o segundo single, To Love Somebody, foi lançado e, como seu precursor, chegou ao Top 20 tanto na Inglaterra quanto nos Estados Unidos. A partir daí, os irmãos Gibb decolaram.

Mais de uma década de sucesso depois, no final dos anos 70, os Bee Gees aceitaram participar da criação da trilha sonora do filme Saturday Night Fever, ou Os Embalos de Sábado à Noite, como ficou conhecido por aqui.

Este viria a ser um marco e um ponto de virada não só na cerreira da banda, como na história da música. O impacto cultural do filme e da trilha foi absurdo em todo o mundo, sendo o estopim da era Disco. Os irmãos Gibb, que tocavam até então um soft rock harmonioso, ajudaram a inventar um novo estilo musical, um dos maiores (e, se querem minha opinião, melhores) já criados.

Já idolatrados em todo o mundo, os Bee Gees passaram as duas décadas seguintes presenteando o mundo com uma perfeita combinação de rock, disco e baladas, com um "jeito de fazer música" inigualável, uma combinação incrível de três vozes incríveis e um carisma, uma paixão pelo seu "trabalho" que eu jamais vi igual; vê-los se apresentando ao vivo é uma experiência verdadeiramente fora de série.

O trio já vendeu mais de 220 milhões de discos e singles em todo o mundo, estando fácil entre os artistas mais bem sucedidos de todos os tempos. Entraram, em 1997, para o Rock and Roll Hall of Fame, sob a citação: "Só Elvis Presley, The Beatles, Michael Jackson, Garth Brooks e Paul McCartney venderam mais que os Bee Gees." Diga-se de passagem, esse número não inclui composições feitas por eles para outros artistas. Aliás, no que diz respeito a composição, são hors-concours (óconcur, aportuguesando =P ). Em um ponto, em 1978, os irmãos Gibb eram responsáveis por 9 músicas, simultanemante, no Billboard Hot 100; no ano todo, contaram com 12 no Top 40. Como se não fosse muito, quando Islands In The Stream chegou ao topo das paradas este ano, os três se tornaram os únicos compositores na história a ter escrito pelo menos uma música #1 em 5 décadas consecutivas.

Além de terem escrito músicas para artistas como Celine Dion, Diana Ross, Destiny's Child, Barbra Streisand e Frankie Valli, tantos outros já fizeram versões de suas canções, como Elvis Presley, Janis Joplin, Al Green, Eric Clapton, Elton John, Tom Jones e John Frusciante, guitarrista do Red Hot Chili Peppers, que tem o cstume de cantar How Deep Is Your Love, nos shows da banda.

A 12 de janeiro de 2003, Maurice, em um hospital em Miami, quando fazia uma cirurgia de desobstrução intestinal, sofreu um ataque cardíaco; foi levado à CTI, mas não resistiu. Barry e Robin, então, aposentaram o nome do grupo. (Meus olhos ainda enchem d'água sempre que penso nisso..)

(Fonte: Wikipedia)


Maurice (que voz...!):


Robin (que voz...!!):


Barry(que voz...!!!):


Os três (que vozes...!!!!):




(5 trechos do show One Night Only, de 1997. Épico.)

Bônus:


( CIRCUITO MUSICAL - ÍNDICE )