CIENTIFICISMO + LIRISMO

Mas a vida é tão maior que as palavras...

"(...)quando o acontecimento não cabe nas palavras, eu costumo usar as palavras, ao contrário, para caberem no acontecimento. Não é a mesma coisa, né, mas quase serve."

(Thami)

domingo, 5 de abril de 2009

Circuito Musical - Semana 1

Já faz um tempinho que quero fazer isso. Venho achando que tá faltando cultura nesse blog, tá parecendo mais um diário ou um caderno de anotações (longe de isso ser ruim) do que um blog. Resolvi tomar alguma iniciativa.

Começando hoje, todo domingo vou postar alguma banda do momento e/ou alguma das melhores - claro, sempre sob meu ponto de vista -, sempre uma por semana; mostrar alguma(s) música(s) - critério a ser definido para cada postagem; falar um pouco sobre a banda; contar um pouquinho de história, se eu achar interessante; enfim, apresentar a banda pra vocês - independente de já a conhecerem ou não. E vou chamar isso de Circuito Musical.



( CIRCUITO MUSICAL - ÍNDICE )

Pra começar, e começar bem, melhor impossível, os primeiros e únicos besouros de Liverpool. Introduzo-os com as palavras de Paul David Hewson, o Bono Vox (palavras sobre Sir Paul McCartney, no último VMA)(adaptado pela minha memória =P ): Para mim, falar dele(s) é como pedir a um padre católico para falar de Pedro. Se a música fosse o cristianismo, esse(s) cara(s) seria(m) Pedro. Tudo mudou depois dele(s), a indústria da música começou verdadeiramente com ele(s).

THE BEATLES

Em 1955, John Lennon, 15 anos, criou o grupo Quarrymen com amigos de escola. No começo, a banda tocava skiffle, tipo de música que usava improvisações como bateria com panelas, baixos com cabos de vassoura... Logo, a banda abandonaria o skiffle para se dedicar ao rock and roll, ritmo que estava começando a fazer sucesso entre os jovens ingleses. Em Julho de 1957, Paul McCartney, 15 anos, foi a um show dos Quarrymen e acabou sendo apresentado a John. John o convidou para juntar-se à banda, pouco mais tarde, depois de impressionar-se ao ouvir Paul tocando a música “Twenty Flight Rock”. Em 1958, Paul apresentou a John um garoto seu conhecido, George Harrison. George na época tinha apenas 15 anos, três anos mais novo que John, fato que desagradava um pouco a Lennon. George foi aceito e permaneceu na banda, no entanto, por saber tocar guitarra melhor que John e Paul. Somente os três eram fixos na banda, que contava com vários integrantes entrando e saindo frequentemente. Ao tocarem em um pub de Liverpool, chamado Jacaranda, um baterista, Pete Best, começou acompanhá-los com mais frequência - Pete era filho da dona do pub.

O nome da banda mudou diversas vezes, desde Johnny and the Moondogs a Long John and the Silver Beatles, numa época em que nomes grandes eram mais comuns em meios musicais. O nome foi posteriormente simplificado para The Silver Beatles e, finalmente, para The Beatles. Este foi inspirado na banda The Crickets ("os grilos"), de Buddy Holly, sendo “Beatles” um trocadilho de “beetles” (besouros) com “beat” (batida). Mas a versão certa do nome é explicada por John Lennon: Sonhei com um homem numa torta flamejante, dizendo: "Vocês são Beatles com A".

Quando os Beatles receberam um convite para tocar em clubes noturnos de Hamburgo, Alemanha, eles convidaram Pete Best para acompanhá-los na bateria. Pete acabou ficando como baterista fixo da banda. Eles foram duas vezes a Hamburgo. A primeira, em 1960, não deu muito certo: George acabou sendo deportado por ser menor de idade; depois, Pete e Paul também foram deportados por provocar um pequeno incêndio no local onde encontravam-se hospedados. Na segnda viagem, em 1961, - George já era maior de idade - Stuart Sutcliffe (amigo de John, estudante de arte, que havia assumido o baixo pouco tempo antes) resolveu abandonar a banda a fim de dedicar-se à pintura e para se casar. Foi a noiva de Stuart que sugeriu que os Beatles adotassem o penteado para frente e abandonassem o topete estilo Elvis Presley. Com a saída de Stu, Paul assumiu o contrabaixo, e os Beatles passaram então a ser um quarteto. Quando estavam em Hamburgo, acabaram gravando algumas músicas em estúdio, acompanhando o cantor Tony Sheridan, entre elas a música “My Bonnie”.

Ao retornar a Liverpool, os Beatles já tinham uma certa popularidade na cidade, e tocavam rotineiramente em um pub local, chamado Cavern Club. Seus fãs, ao saberem que a banda tinha um compacto no mercado com “My Bonnie”, cantada por Tony Sheridan, foram procurá-lo em lojas de discos. Assim Brian Epstein, gerente de uma dessas lojas, tomou conhecimento dos Beatles. Curioso, foi vê-los tocar no Cavern Club, ficando impressionado com os rapazes. Resolveu tornar-se empresário deles; os aconselhou, no entanto, a mudar a aparência: saíram os casacos de couro e calças apertadas, e entraram terninhos, como era moda em Paris. O modo de se apresentarem ao vivo também mudou: nada de brigar, comer, fumar ou beber durante os shows, o que tornou os Beatles um produto mais apresentável. Brian tinha contatos que o possibilitou contactar algumas gravadoras para apresentar os Beatles. A primeira foi a Decca Records, mas os Beatles foram recusados, pois os executivos da gravadora achavam que o rock logo iria desaparecer. Posteriormente, Brian conseguiu que George Martin, um produtor de discos da gravadora Parlophone, subsidiária da EMI, ouvisse os garotos. Em Londres, no dia 6 de Junho de 1962, George Martin ouviu os Beatles e resolveu contratá-los.

Após a contratação pela Parlophone, os Beatles resolveram dispensar o baterista Pete Best, que tinha um gênio difícil e havia tempos estava desagradando os outros integrantes do grupo - (de acordo com fontes não oficiais) John teria dito uma vez que Best era o mais bonito do grupo, e o assédio das fãs o estaria deixando com excesso de confiança, fazendo-o negligenciar seu desempenho na bateria. Em seu lugar, os rapazes chamaram Ringo Starr, também de Liverpool, que tocava em uma banda chamada Rory Storm and the Hurricanes.

Em outubro de 1962, lançaram o primeiro compacto, com a música Love me Do e P.S. I Love you, já com produção de George Martin.

O resto é história, mais de um bilhão de álbuns vendidos em todo o mundo e dúzias de músicas atingindo o primeiro lugar nas paradas ao redor do mundo - 20 nas paradas estadunidenses, recorde até os dias atuais.

(Fonte: Last.fm - http://www.lastfm.com.br/music/The+Beatles/+wiki )



















Difícil, pra mim, pôr em palavras o que são os Beatles, pra mim. Vou me apropriar das palavras dos fãs de Michael Jordan - apropriar nada, elas são minhas também ;] -, pra tentar: the best there ever was, the best there ever will be.



GOD SAVE THE BEATLES!


( CIRCUITO MUSICAL - ÍNDICE )

3 comentários:

André disse...

Beatles who?

Marcolino disse...

engenheiro automático ignorante u.u

Anônimo disse...

God save The Beatles YEAH! /o/