CIENTIFICISMO + LIRISMO

Mas a vida é tão maior que as palavras...

"(...)quando o acontecimento não cabe nas palavras, eu costumo usar as palavras, ao contrário, para caberem no acontecimento. Não é a mesma coisa, né, mas quase serve."

(Thami)

quinta-feira, 24 de julho de 2008

O que é a coisa em si?

[ A pedido de mrs. Bárbara, que viu a questão no Jô e perguntou se podia me "dar um tema pra texto". ^^ (E usurpando ( =P ) os colchetes de doutor Raphael. ^.^' ) ]

Sempre que me perguntam o que é alguma coisa, gosto de citar o sr. Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, pra eu não precisar puxar o assunto (detesto puxar assunto, sabe.. ^.^' ). (E o dito cujo vai-se fazer bem mais presente por aqui a partir de agora, graças ao seu Gustavo, que me presenteou com a versão virtual da enciclopédia de palavras - dá uma preguiça manejar a material. =P ) Pra começar, entonces:

COISA
[Var. de cousa.]

Substantivo feminino.

1.Aquilo que existe ou pode existir:
todas as coisas do Universo.

2.Objeto inanimado:
os animais e as coisas.

3.Realidade, fato:
Não veremos palavras, mas coisas evidentes.

4.Negócio, interesse:
Sabe tratar de suas coisas.

5.Empreendimento, empresa:
Agora a coisa vai.

6.Acontecimento, ocorrência, caso:
Foi assim que se deu a coisa.

7.Assunto, matéria:
Trata-se de coisa séria.

8.Causa, motivo:
Que coisa provocou o rompimento dos dois?

9.Mistério, enigma:
Aí tem coisa, ninguém a entende.

10.Pop. Perda dos sentidos, ou mal-estar ou indisposição indeterminada; troço:
Tomou uma dose exagerada do medicamento e teve uma coisa.

11.Bras. Gír. V. troço (2):
Traz esta coisa aí para eu examinar!

12.Bras. PB V. baseado1.

Substantivo masculino.

13.Bras. Pop. V. diabo (2).


Pra vocês terem uma idéia da complexidade da coisa, ela tem até vida própria, é capaz de ser ação, tem até verbo próprio pra ela e tudo. Aí, ó:


COISAR
[De coisa + -ar2.]

1.Na linguagem inculta, esse verbo substitui qualquer outro que não ocorre a quem fala.

Verbo transitivo direto. Bras. Pop.

1.Refletir, matutar; imaginar.

Verbo transitivo indireto.

2.Bras. Pop. Cuidar; preparar:
F. está coisando do almoço.


O que é a coisa em si, então?

Bom, eu sei que, de todas as coisas que existem no Universo, há as coisas e as coisas animadas, de todas as espécies, as quais tratam de suas próprias coisas, dentro de suas próprias coisas, tentando coisar a coisa, já que esta é coisa séria.
E que coisa provocou tudo isso? Uns dizem que foi Deus, outros, o Big-Bang, e outros ainda, outras coisas - mas no que todos concordam é que aí tem coisa.
Muita gente já teve coisa coisando a cabeça com essa coisa toda, a ponto de, alguns, apelar pra coisa, seja ela qual for.
Eu, por mim, não me preocupo em coisar minhas coisas com essa coisa toda. Tenho coisa melhor pra coisar, sem ficar coisando sobre coisa tão coisada.

Ah, só uma última coisinha: se a coisa pode ser Deus, o diabo e o Big-Bang, então eu diria que a coisa pode ser tudo. Mas tudo "que existe ou pode existir" - ou seja, tudo - também pode ser a coisa. Se a coisa é tudo, e tudo é a coisa, então tudo é tudo, e a coisa é a coisa. A coisa é um ciclo sem fim. A coisa é autosuficiente. A coisa é onipresente, onisciente e onipotente.

Que coisa, hã?

;D

8 comentários:

Caíque Pinheiro disse...

Eu tento ser criativo no comentário, mas toda essa coisa me inibe.

Enfim, na dúvida, estude. Evite as coisas.

Marcolino disse...

AS? oO
quer dizer que, além de tudo, A coisa ainda são AS coisaS?
méééu Deus!

HAuAHuHAu xP

Anônimo disse...

A COISA É A 4ª DIMENSÃO!!

Anônimo disse...

que coisa, não?

Anônimo disse...

Nussa...deu até um TROÇO aqui na minha cabexa!

asadebaratatorta disse...

As coisas mesmo. Eu conheço algumas. Uma é aminha cunhada, sabe?

Mas, deixa de coisa! Vai pra coisinha!

Tai disse...

'coisas' no geral só nao dão tanto medo quanto 'trens'. quer dizer... acho que os dois se enquadram na mesma categoria. Eu como legítima mineira afirmo: coiso é o melhor adjetivo, coisar é o melhor verbo, coisa é a melhor palavra [essa depois de trem, é claro.]

e o négocio? ah, isso é ooooooooutra coisa.

Marcolino disse...

^^*