CIENTIFICISMO + LIRISMO

Mas a vida é tão maior que as palavras...

"(...)quando o acontecimento não cabe nas palavras, eu costumo usar as palavras, ao contrário, para caberem no acontecimento. Não é a mesma coisa, né, mas quase serve."

(Thami)

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Uma vontade irreprimível de andar, de vagar, me levou a decidir partir em uma busca. Ou melhor, uma exploração - não saberia dizer o que estou buscando, ou se estou buscando algo at all. (Com certeza, no entanto, hei de encontrar algumas coisas.)

Explorar o mundo!

Que criança nunca o desejou fazer?

Venho, um pouco mais tarde, a realizar tal sonho. Conscientemente, pelo menos.

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE MEU PLANO DE VIAGEM
Se te mostrarem uma cadeira, certas áreas de seu cérebro se iluminam, indicando que estão ativas.
Se te pedirem pra fechar os olhos e imaginar uma cadeira, as mesmas áreas de seu cérebro se acendem.
Diz-se que isso significa que o cerébro humano não é capaz de discernir aquilo que acontece "fora" daquilo que acontece "dentro", presente de memórias, realidade de imaginação.
E se isso não for uma falha?
E se isso quiser dizer que há tanta realidade (ou mais!) "aqui dentro" quanto no dito mundo?
E onde realmente estaria o mundo?
E a linha que separa realidade e imaginação?
E se nada disso fizer diferença?
Vou logo explorar o mundo.

4 comentários:

prussiana disse...

desenvolva esse assunto! muito bom, muito bom! eu acho que realidade não existe, hein. é só um conceito criado por nós mesmos, seres humanos, pra não ficarmos tão à mercê do... do quê?

Marcolino disse...

do nada, justamente. ;P

desenvolvo sim, podeixa =P*

asadebaratatorta disse...

em cibernética, neurociencia e bla bla bla diz-se que 80% do que vemos é apenas memória. ^^

E talvez a realidade só exista mesmo pq nós a criamos, em parte. Muitas pessoas vêem um certo padrão e rotulam isso derealidade ou normalidade ou, na pior das hipóteses, verdade. =P
Porém, a maneira como se vê as coisas interfere em tudo. E olhe uqe estamos smepre falando em ver. Estamos muito aquém de experienciar o mundo, de racionalizar o mundo através de outros sentidos além da visão.

O exemplo mais engraçado que eu posso dar se encontra na história da colonização das américas. Os "indios", muito antes dos navegantes chegarem, tinham as caravelas em seu campo de vista, mas não as percebiam: não captavam-nas. Não tinham nome praquilo. Nem nunca tinham visto antes. A visão demora a acostumar e se adequar àquilo que nós conhecemos. Uma obra fundamental para se perceber isso, mas que deve ser lida sem uízos de valor entr e um lado e outro do mundo percebido, é o mito da caverna. Platão. ^^

Marcolino disse...

^^