CIENTIFICISMO + LIRISMO

Mas a vida é tão maior que as palavras...

"(...)quando o acontecimento não cabe nas palavras, eu costumo usar as palavras, ao contrário, para caberem no acontecimento. Não é a mesma coisa, né, mas quase serve."

(Thami)

sexta-feira, 29 de junho de 2007

Feliz aniversário feliz

Acabei de responder todos os scraps de aniversário que eu recebi no orkut. Foi bom pra reforçar o sentimento que tá em mim, desde ontem. Agora, com um pouco mais de tempo que ontem, aproveito pra falar dele.

Particularmente, acho a concepção mais vaga de 'aniversário' uma coisa muito da inútil. Tudo bem, é cultural. Mas ainda acho que é inútil. Qual a relevância pra minha vida saber que hoje (ontem, na verdade) completei mais um ano de vida? Duvido que a Terra se importe de ter completado a décima sétima volta em torno do Sol comigo em cima dela. Não vejo o que torna hoje diferente de ontem ou de amanhã, a ponto de todo mundo fazer festa e dar presente, soprar velinha no bolo com chapeuzinho de festa na cabeça e língua de sogra na boca.

Eu prefiro ver 'aniversário' com um olhar bem diferente, olhar que acredito ser o verdadeiro significado de tanto auê, e que não muitos também possuem.

'Aniversário', pra mim, não é pra comemorar o fato de que você nasceu há longínquos dezessete anos, e sim o fato de você simplesmente estar vivo. É uma oportunidade para seus amigos demonstrarem o amor e o carinho que têm por você, dizerem que te amam, te darem um abraço; uma oportunidade para que seja lembrada qualquer e toda coisa que alguém goste em você. É uma oportunidade para que as pessoas te lembrem o quanto você é querido. É um dia não diferente de nenhum outro, mas adotado como uma data para celebrar a sua vida, o seu presente, quem você é. Mera formalidade. Ninguém precisa esperar o dia do seu aniversário pra tudo isso. Mas virou tradição, todos o fazerem no seu aniversário.

Santa tradição! Mesmo que muitos o façam sem saber direito porque estão fazendo, ou só por educação social.

Pra mim, em especial, que tenho tão forte e tão inerente em mim a amizade, o amor pelos meus amigos, pra mim é simplesmente maravilhoso o dia do meu aniversário. Como romântico que sou, em muitos aspectos, é indescritível a sensação de ter meu amor e meu carinho retribuídos. A energia que um simples abraço possui me deixa até meio embriagado. Imagine um dia inteiro só disso...! Meu coração ficou pequeno pra tanto sentimento bom. Ainda tá. Tão bom........!! =)

Bom... é isso. Só quis compartilhar essa coisa boa que eu tô sentindo. =)

Um graaaaaande abração pra todos!

3 comentários:

Anônimo disse...

sim, marcolino ;D Todo dia é importante nesse sentido. O bom do aniversário é fazer-se mais um dia assim, um dia que talvez fosse apático como a normalidade. Ainda há de se congratular, em certos casos, pela (in)sanidade que também resiste em meio às implacáveis forças do desencanto. Lembrar o quanto é difícil ser em uma sociedade que prega apenas a existência como forma de vida; a passividade em relação àquilo que rejeitamos, a mesmice dos conceitos pré-formados e vomitados sbre nós todo dia em casa, na escola ou na tv. É precioso pensar e sentir, digno lutar, ser contra-corrente em alguns sentidos, enfim: é legítima a tentativa de se construir um ser melhor através do ciclo que pontua o nosso tempo aqui: feliz aniversário! ^^

Marcolino disse...

sempre bom ouvir de você, dr. ^^
como tenho certeza de que o sr. é um dos que sabem o que isso realmente quer dizer, agradeço muito o 'feliz aniversário'! :)
e te desejo um feliz aniversário também, por que não? :]~

Anônimo disse...

Marquitos!!!!adorei esse seu caderno, ótima idéia!
Tb penso o mesmo sobre aniversários...

bjaumm
Bubu