oh, valeu pelas palavras! =D
hmmm, a maior mensagemd e E-Town, that's a tricky one......
bom, acho que pode ser resumido na frase clássica do Mitch:
"If it wasn't this, it'd be something else."
[ alerta spoiler ]
parece meio toscamente vago, mas é uma maneira bastante sensata e madura de se ver a vida, se você parar pra pensar. e o filme é meio que todo sobre isso. sobre fazer o melhor com aquilo que a gente tem, ao invés de lamentar o que poderia ser / ter sido. a Claire é isso em pessoa: "You wanna be really great? Then have the courage to fail big and stick around. Make them wonder why you're still smiling."
é tudo uma questão de enxergar o caminho que se está seguindo. ninguém tem todas as respostas nem o mapa pro tesouro, mas é fundamental saber quando se está no caminho certo e quando se está no errado. a Claire é muito sem noção pra muita coisa, mas ela tem sempre essa separação bem clara na mente dela - que é o mais importante de tudo, de fato.
o Drew representa a pessoa que sai do estado bitolado de existência para o estado consciente. ele começa o filme obcecado pelo tênis, a vida toda dele em função daquilo - aquilo fracassa, logo a vida dele afunda. quando ele recebe a notícia da morte do pai dele, já é o primeiro tapa na cara de que tem alguma coisa errada, que as prioridades dele tão meio deslocadas. aí ele conhece a Claire e começa a levar um combo de tapas na cara, que culmina quando ele conta pra ela sobre o tênis... até que ele finalmente passa a conseguir enxergar as coisas que realmente são (devem ser) importantes pra ele na vida dele. e sai de um caminho escuro e mórbido e passa pra um caminho que realmente faz a vida valer a pena.
e é isso, acima de tudo, que o filme quer ensinar: a saber identificar quando tá bom e quando tá ruim; a saber mudar quando tá ruim; saber que essa mudança depende da gente; saber que sempre dá pra fazer o melhor com o que a gente tem e que isso sempre pode ser bom; porque "If it wasn't this, it'd be something else."
----------------------------
3 comentários:
Vale comentar que ele acorda para a vida não é com o fim do sonho do tênis, mas sim com a relação com a Claire. Durante o filme ele está na situação de failure absoluto, não de falta de identidade. Digo, a vida dele não girava ao redor do tênis, mas o fail vale assim mesmo.
PS: Li Lazy Town ao invés de E-Town quando comecei a ler. YOU ARE A PIRATE
como que a vida dele não girava em torno do tênis? ele passou a virada de ano com o povo do projeto, começou a namorar com a Helen só porque eles trabalhavam juntos, tinha sei lá quanto tempo que ele não via o pai quando ele morreu porque ele só ficava trabalhando, etc...
mas a parte de "ele acorda para a vida não é com o fim do sonho do tênis, mas sim com a relação com a Claire" é fato. se não foi o que eu disse, era pra ter sido.
thx, captain (;
Postar um comentário