CIENTIFICISMO + LIRISMO

Mas a vida é tão maior que as palavras...

"(...)quando o acontecimento não cabe nas palavras, eu costumo usar as palavras, ao contrário, para caberem no acontecimento. Não é a mesma coisa, né, mas quase serve."

(Thami)

sábado, 16 de outubro de 2010

Formspring

eu não conheço você... however, admito que às vezes venho aqui olhar as respostas. são realmente pensadas, sabe? isso é raro. então... pra você, qual é a maior mensagem de e-town?

oh, valeu pelas palavras! =D

hmmm, a maior mensagemd e E-Town, that's a tricky one......

bom, acho que pode ser resumido na frase clássica do Mitch:

"If it wasn't this, it'd be something else."

[ alerta spoiler ]

parece meio toscamente vago, mas é uma maneira bastante sensata e madura de se ver a vida, se você parar pra pensar. e o filme é meio que todo sobre isso. sobre fazer o melhor com aquilo que a gente tem, ao invés de lamentar o que poderia ser / ter sido. a Claire é isso em pessoa: "You wanna be really great? Then have the courage to fail big and stick around. Make them wonder why you're still smiling."

é tudo uma questão de enxergar o caminho que se está seguindo. ninguém tem todas as respostas nem o mapa pro tesouro, mas é fundamental saber quando se está no caminho certo e quando se está no errado. a Claire é muito sem noção pra muita coisa, mas ela tem sempre essa separação bem clara na mente dela - que é o mais importante de tudo, de fato.

o Drew representa a pessoa que sai do estado bitolado de existência para o estado consciente. ele começa o filme obcecado pelo tênis, a vida toda dele em função daquilo - aquilo fracassa, logo a vida dele afunda. quando ele recebe a notícia da morte do pai dele, já é o primeiro tapa na cara de que tem alguma coisa errada, que as prioridades dele tão meio deslocadas. aí ele conhece a Claire e começa a levar um combo de tapas na cara, que culmina quando ele conta pra ela sobre o tênis... até que ele finalmente passa a conseguir enxergar as coisas que realmente são (devem ser) importantes pra ele na vida dele. e sai de um caminho escuro e mórbido e passa pra um caminho que realmente faz a vida valer a pena.

e é isso, acima de tudo, que o filme quer ensinar: a saber identificar quando tá bom e quando tá ruim; a saber mudar quando tá ruim; saber que essa mudança depende da gente; saber que sempre dá pra fazer o melhor com o que a gente tem e que isso sempre pode ser bom; porque "If it wasn't this, it'd be something else."

----------------------------


"ask away, m'boy, ask away"

3 comentários:

De Paula disse...

Vale comentar que ele acorda para a vida não é com o fim do sonho do tênis, mas sim com a relação com a Claire. Durante o filme ele está na situação de failure absoluto, não de falta de identidade. Digo, a vida dele não girava ao redor do tênis, mas o fail vale assim mesmo.

PS: Li Lazy Town ao invés de E-Town quando comecei a ler. YOU ARE A PIRATE

Marcolino disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcolino disse...

como que a vida dele não girava em torno do tênis? ele passou a virada de ano com o povo do projeto, começou a namorar com a Helen só porque eles trabalhavam juntos, tinha sei lá quanto tempo que ele não via o pai quando ele morreu porque ele só ficava trabalhando, etc...

mas a parte de "ele acorda para a vida não é com o fim do sonho do tênis, mas sim com a relação com a Claire" é fato. se não foi o que eu disse, era pra ter sido.

thx, captain (;