CIENTIFICISMO + LIRISMO

Mas a vida é tão maior que as palavras...

"(...)quando o acontecimento não cabe nas palavras, eu costumo usar as palavras, ao contrário, para caberem no acontecimento. Não é a mesma coisa, né, mas quase serve."

(Thami)

terça-feira, 13 de abril de 2010

Utopia (not)

"(...)

Minha aversão é à passividade com que as pessoas simplesmente aceitam e fazem as coisas, simplesmente porque "é assim". Se tem uma batalha que eu luto em todos os momentos da minha vida, é a batalha da consciência, a batalha contra a alienação. Eu acredito que tudo na vida é uma escolha, por mais estupidamente óbvia que seja, e que deve, portanto, ser encarado como escolha: com o máximo possível de consciência, consciência de o que se está escolhendo, das razões e das conseqüências da escolha. Pra mim, a vida só pode ser plena mediante a PLENA consciência de TUDO que se vive.

E sabe que eu acho que é essa falta de consciência uma das coisas que mais atrapalha o "convívio social" de forma geral? Todo mundo tem coisas boas em si para oferecer... tanta gente tem tanto...! Mas uma infinidade de tabus e "regras sociais" seguidas cegamente aterram essas coisas. Não digo para abolir essas regras - elas existem e se consolidaram na cultura porque freqüentemente são úteis, e ignorá-las completamente é até perigoso. Mas, como tudo na vida, um meio termo seria o ideal. Imagina como seria incrível nosso mundo, nosso dia-a-dia, se as pessoas percebessem que podem escolher, de acordo com cada pessoa com que convivem, escolher se seguem ou não essas regras; se as pessoas tratassem umas as outras como indivíduos individuais (com licença do pleonasmo), ao invés de como estereótipos e padrões...!

Mas isso é muito difícil, dá trabalho demais; além disso, pode nos deixar mais vulneráveis a nos machucarmos com decepções e afins, quando fizermos alguma escolha equivocada, quando tomarmos alguma decisão errada... #fail

(...)"

(Trecho de carta pra Thami (que ela provavelmente vai ver aqui antes de chegar pra ela na íntegra :P ))