CIENTIFICISMO + LIRISMO

Mas a vida é tão maior que as palavras...

"(...)quando o acontecimento não cabe nas palavras, eu costumo usar as palavras, ao contrário, para caberem no acontecimento. Não é a mesma coisa, né, mas quase serve."

(Thami)

domingo, 31 de maio de 2009

Circuito Musical


( CIRCUITO MUSICAL - ÍNDICE )

“Who I am as a guitarist is defined by my failure to become Jimi Hendrix.” / "Quem eu sou como guitarrista é definido pelo meu fracasso em tentar ser o Jimi Hendrix."

O Circuito (leia-se "eu") deixa de ser preguiçoso e volta a tratar de um artista. Essa semana é a vez daquele que a revista Rolling Stone chamou de o novo Deus da guitarra - não tenho conhecimento técnico para concordar ou discordar, mas, independente disso, digo que há muito mais por trás do nome do que um grande guitarrista - 1,91m, nascido a 16 de outubro de 77, em Bridgeport, Connecticut, EUA, segundo de três filhos, John Clayton Mayer.



Sua vida musical começou na escola, onde tocava clarineta, e deu sua primeira grande virada quando John viu De volta para o futuro - ele conta que ficou fascinado com a guitarra depois que viu Marty (Michael J. Fox) tocando Johnny B. Goode, no filme. ( xD ) Seu pai, então, quando ele tinha 13 anos, alugou uma guitarra para ele, com a qual John passou a praticar religiosamente todos os dias, especialmente depois que seu vizinho lhe deu uma fita cassete de Stevie Ray Vaughan, que se tornou seu ídolo. Dois anos de prática mais tarde, ele já estava tocando em bares de Blues locais.

Aos 17, uma arritmia cardíaca o mandou para o hospital por um fim de semana. Refletindo sobre o incidente, John dise que "foi nesse momento que o compositor em mim nasceu" - ele compôs sua primeira letra na noite em que voltou para casa. Pouco depois, começou a sofrer com ataques de pânico, e até hoje leva consigo remédios contra ansiedade.

Depois de se formar na escola, trabalhou por pouco mais de um ano em um posto de gasolina, até que juntou dinheiro suficiente para finalmente comprar sua própria guitarra - uma 1996 Stevie Ray Vaughan signature Stratocaster.


John entrou, aos 19, para a Faculdade de Música de Berklee, em Boston, mas não demorou para que se sentisse desestimulado pelas aulas e largasse o curso, em companhia do colega, Clay Cook. Juntos, mudaram-se para Atlanta, cidade natal de Clay, onde formaram a dupla LoFi Masters, conseguindo rápido sucesso local. Logo começaram a surgir conflitos de interesse entre os dois, que levaram ao fim da banda - John queria voltar seu caminho, do Blues, um pouco mais para o Pop.

Com a ajuda do produtor e engenheiro local, Glenn Matullo, e do co-produtor, David "DeLa" LaBruyere, John, na guitarra, montou uma nova banda, gravou e lançou seu primeiro álbum, Inside Wants Out, no qual Cook é citado como co-autor de algumas das oito músicas, incluindo o primeiro sucesso comercial, No Such Thing.

John saiu, com a nova banda, então, em turnê, pela Georgia e os estados vizinhos, o que lhe proporcionou uma boa exposição, despertando o interesse da Aware Records. Depois de assinar com a gravadora, foi lançado, somente na internet, o segundo álbum, Room for Squares, o que chamou a atenção da Columbia Records, que adquiriu o nome de John da Aware, remixou e lançou oficialmente o álbum.

Agora sob a marca de uma gravadora de grande porte, a carreira de John decolou, e ele coleciona, até hoje, uma extensa lista de prêmios.


A partir de 2004, John começou a sair um pouco de seu estilo, trabalhando com artistas como Kanye West, o que lhe rendeu elogios vindos dos pesos pesados do Rap Jay-Z e Nelly. Quando perguntado sobre sua presença na comunidade do Hip-hop, John disse que "não há música lá (no rock) agora; por isso, pra mim, o Hip-hop está onde o rock costumava estar".

Foi aí que John, como ele próprio disse, "fechou a loja de sensibilidade acústica", tomando um novo rumo em sua música. Em 2005, ele começou uma série de parcerias com grandes nomes do Blues, incluindo Buddy Guy, B.B. King, Eric Clapton, e do Jazz, John Scofield, além de sair em turnê com o lendário pianista de Jazz Herbie Hancock.

Na primavera do mesmo ano, ele formou o John Mayer Trio, com o baixista Pino Palladino e o baterista Steve Jordan, ambos conhecidos em gravações anteriores. Em outubro, o Trio abriu o show dos Rolling Stones, na turnê mundial dos britânicos.

John mantém sua reputação de cantor-compositor sensível, tocando uma mistura de Rock e Blues, além de ter adquirido distinção como um excepcional guitarrista, influenciado por, além dos artistas com quem trabalhou, Jimi Hendrix, Stevie Ray Vaughan, Robert Cray e Freddie King.


John tem uma relação com os fãs bem aberta, sendo dono de um super-movimentado Twitter, além de permitir a gravação de áudio da maioria de seus shows, assim como a troca não-comercial dessas gravações. Dá, assim, a chance aos fãs de recriar a experiência do show ao vivo, além de incentivar a interação entre eles.

Algumas outras atividades suas incluem:
-participação ativa em projetos filantrópicos - criou o Back To You fund, sua própria ONG;
-"Eu na verdade gosto de tênis em um nivel de design. Tenho uma grande coisa com design acontecendo na minha avida agora... Adoro coisas de design. Quer dizer, meu maior sonho, esquece os Grammys, eu quero poder desenhar um Air Max." (John Mayer, 2006);
-além de seu Twitter, ele já escreveu uma coluna para a revista Esquire e mantém quatro outros blogs (um no MySpace, um em seu site, outro em Honeyee.com e um photoblog), todos escritos por ele mesmo;
-ele também já fez, por um tempo, aparições aleatórias no Comedy Cellar, famoso show de comédia de New York - dizia ajudá-lo a escrever melhor e a voltar a ser engraçado, característica que, de acordo com ele próprio, perdeu com o excesso de cuidado ao falar que adotou devido ao aumento da atenção da mídia sobre ele.


Particularmente, acho o cara uma figura fenomenal. Não concordo com muitas das visões dele, mas ainda assim o admiro como letrista, por compor, geralmente, letras inteligentes, intrigantes, bem articuladas. Além disso, toca muuuuuito. E eu acho essa mistura de Rock e Blues embasbacante, hipnotizante.

Já falei demais dele - que tal ouví-lo um pouco?















(Desculpa as falhas nos últimos três vídeos, mas achei que valia ouvir ele falando.)

E essa é do Jimi Hendrix - é só pra ver a cabulosidade desse cara tocando guitarra.


Fontes:
Wikipedia
Last.fm
j-mayer.org



( CIRCUITO MUSICAL - ÍNDICE )

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Ensaio sobre a Tristeza

Sempre há, por trás de uma tristeza, uma causa - geralmente uma situação. Entendendo como "problema" um "conflito afetivo que impede ou afeta o equilíbrio psicológico do indivíduo" (Aurélio), pode-se considerar essa causa, essa situação como sendo um problema, e, como para todo problema, espera-se encontrar, eventualmente, uma resposta - no caso em questão, não necessariamente uma que solucione o problema, mas uma que ao menos ajude a atenuar o desequilíbrio. Em suma, acompanhando um estado de tristeza, há sempre o intuito de reestabelecer o estado de equilíbrio do psicológico, ou, em outras palavras, sentir-se melhor, eventualmente.


Particularmente, quando me encontro eu em situações assim, não encaro a tristeza como sendo ruim; por mais que eu deseje, intimamente, que a situação que a causou jamais tivesse ocorrido, olho para a tristeza como algo, até certo ponto, bom. Por isso guardo certas restrições quanto a receber e oferecer ajuda, mais precisamente quanto à forma com que a ajuda se presta.

Não gosto, me incomoda quando as pessoas, ao me consolar, me oferecem razões pelas quais não ficar triste. Reconheço - e fico enormemente grato - o genuíno interesse em me ajudar, assim como reconheço a minha chatice. Mas a questão é que, a meu modo de ver, existem momentos que pedem o sentimento de tristeza - faz bem, o coração fica escancarado, ficamos moles, vulneráveis; essa combinação possibilita que a mente se abra para enxergar certas coisas, e isso é fundamental para que possamos crescer. Nesse aspecto, acredito que momentos de tristeza sejam momentos íntimos, que devamos passar conosco mesmos, trabalhando nossas mentes, nossos corações, voltando-nos para nós mesmos.

O outro aspecto que julgo fundamental em momentos de tristeza é a presença e o papel dos amigos. Em poucas palavras, se estamos tristes, o papel de um amigo é nos consolar - consolar: "aliviar ou suavizar a aflição, o sofrimento" (Aurélio). Falando como um amigo, acredito que nosso interesse primordial seja ver as pessoas que amamos, nossos amigos, bem. Assim, não cabe a nós resolver o problema de quem queremos ajudar, por mais que isso nos doa; cabe a nós, sim, oferecer nossa amizade, oferecer momentos de qualidade conosco, os quais permitam uma troca de energias saudáveis, por meio da qual possamos acalmar a alma, ajudar a amenizar o desequilíbrio de nosso amigo - consolá-lo, pura e simplesmente; e, com isso, talvez, até ajudá-lo a encontrar a resposta de que precisa.


São momentos difíceis, porque são como provas. Oportunidades de crescimentos nos levam aos nossos limites, nos levam a ir além de nós - por isso crescemos.

Uma dica: um abraço é sempre (muito) bom (demais).


Ah, só pra constar: não sou eu que tô triste; continuo feliz como poucas vezes estive. =P

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Circuito Musical - já nem sei mais que semana que é

(Parei de colocar o título certinho por algumas semanas, aí perdi a conta... =p )


Enfim, essa semana o Circuito é uma convocação, um recrutamento. ;}

Skank, dias 21/06, 19h, Chevrolet Hall, de R$25 (1º lote) a R$35 (3º), isso as meias.



Mais informações: http://www.maristahall.com.br/novo/programacao/detalhe.asp?Codigo=671

Interessados favor manifestar-se. Ofereço-me pra aceitar seu dinheiro em troca de comprar seu ingresso pra você. 8P

sexta-feira, 22 de maio de 2009

quarta-feira, 20 de maio de 2009

terça-feira, 19 de maio de 2009

Tin tin

"DISCRUSO! DISCURSO!"

"Tá bom, tá bom...
Bom...
Não tenho a menor dúvida de que fiz muito bem em fazer questão desse churrasco pra comemorar meu aniversário com vocês...
...porque, de longe, o melhor presente que eu ganhei esse ano foi vocês.
Tô começando uma nova fase na minha vida e honestamente não me lembro de já ter estado mais feliz. E uma parte imensa da culpa é de vocês.
Então... A vocês:"

(Ergue o copo de Coca, ao que outros, de Coca, cerveja, Ice, acompanham-no.)

domingo, 17 de maio de 2009

Bang

Como explicar como estou me sentindo ultimamente, após hoje especialmente........?

Look into your heart and you'll find love, love, love... Bom, pode olhar em tudo quanto é lugar também.

Você me ligou, naquela tarde vazia, e me valeu o dia... E como valeu.

You are so beautiful to me... Tão, tão, tão....!

I see friends shaking hands, saying 'how do you do?' - they're really saying 'I love you'. And I do, yes, I do.

Não, dessa vez não vou fugir da raia, não vou usar músicas. Vou falar por conta própria, sem ajuda. E sem divagar, quero algo simples, porque o que eu tô sentindo é simples, apesar da dificuldade de se moldar verbalmente.

......................

Um, dois, três, ... apertos de mão. Um abraço. E outro. Mais um... Será que algum dia já teve tantos, juntos? Ah, sim, quando está junto das estrelas...

Seriam essas, então, novas estrelas? Possivelmente... algumas absoultamente. Mas há algo de diferente nesse estar entre as estrelas. Algo novo. O ar adocicado, a confraternização de corações, a confluência de almas, o friozinho na barriga, o calorzinho na psique... tudo isso não lhe é estranho. Mas há algo novo nesse sentimento...

Novo......

Essas novas felicidades sempre surtiram efeito avassalador sobre ele. Nos períodos anuais, guiados pelo calendário escolar/social, sempre aparecia algum elemento novo que mergulhasse fundo de cabeça em sua vida. Geralmente novas pessoas, sempre o preenchiam com uma injeção de entusiasmo/ânimo/empolgação/alegria/interesse/objetivo, possibilitando-lhe que fosse pleno, completo.

Novo......

Mas também há algo de novo sobre esse impacto protagonizado pelas novidades.

Eureka!

Sempre contou com o ingresso de novos elementos grandiosos em sua vida, mas jamais contara com tantos. E juntos, ao mesmo tempo. É como uma overdose de entusiasmo/ânimo/empolgação/alegria/interesse/objetivo, associada ao indescritivelmente bom estar entre as estrelas. Uma nova constelação, surgida aparentemente do nada. Um novo e majestoso Big Bang.

É, é exatamente isso... Se sente como um novo e majestoso Big Bang.

domingo, 10 de maio de 2009

...

[Perambulando pela noite, indo, sem pressa ou compromisso, a alguma lugar.]

- Ah, cara, é bem compreensível.
- Valeu. Todo mundo tem seus momentos, né?
- Claro.

[Chegaram.]

- Tem hora que o espírito fica meio...
- ...travesso. Haha, claro que tem. Mas, ei, é pra isso que serve o rock.

[Naughty look pra galera.]

- HEY!



(Esse fica sendo o Circuito dessa semana.)

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Confissão

Quer saber uma coisa sobre mim, que explica muito do meu comportamento?

Eu tenho uma certa, e aguda, necessidade de intimidade.

Não intimidade de saber tudo sobre Fulano, mas intimidade de Fulano baixar as guardas; intimidade de Fulano não levar nada a mal, porque sabe que você gosta dele e jamais haveria de querer nada que não o bem pra ele, que dirá fazer algo por mal; intimidade de Fulano saber que você baixou suas guardas, porque você gosta dele e porque você quer que ele entre; intimidade de pegar dois sentimentos de Amizade e pô-los em prática.

Num ambiente em que tudo é novo, preciso lidar demais com esse vício. Eu tenho consciência de que leva tempo pra pegar dois sentimentos de Amizade e pô-los em prática, mas é difícil ter paciência - quando gosto de alguém novo, é difícil não ser too much.

domingo, 3 de maio de 2009

Circuito Musical - Semana 5

( CIRCUITO MUSICAL - ÍNDICE )

Conciliando minha recém-adquirida ligeira falta de tempo à falta de paciência das pessoas pra ler posts enormes com história de banda/estilo, vou postar, algumas semanas, listas.

Hoje, por exemplo, uma que me veio à cabeça ontem, como de vez em quando vem. Top 5 Introduções.

Longe de mim querer fazer uma lista "séria", "séria" significando "seguindo todos os critérios que devem ser seguidos por um especialista". É só uma lista de um zé com pouco conhecemento técnico e muito amor por música.

E eu adoraria ver/ouvir a lista de quem quiser me mostrar. E sugiram temas pra outras listas também, would appreciate that. :]

Ah, mesmo tendo já deixado claro, acho bom ainda pré-esclarecer: ícones, como Free Bird, Sweet Child of Mine e Hotel California, ficam de fora, porque, segundo minha opinião, são tão boas e tão clássicas que viraram clichês, o que, ainda pra mim, faz com que percam um pouco o impacto.

5) Clocks, Coldplay


4) Can't Repeat, Offspring


3) Balada do Amor Inabalável, Skank


2) City of Blinding Lights, U2


1) In My Place, Coldplay


( CIRCUITO MUSICAL - ÍNDICE )