CIENTIFICISMO + LIRISMO

Mas a vida é tão maior que as palavras...

"(...)quando o acontecimento não cabe nas palavras, eu costumo usar as palavras, ao contrário, para caberem no acontecimento. Não é a mesma coisa, né, mas quase serve."

(Thami)

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Yes

Could it be
that life is so beautiful
that I fall in love
each and every day
over and over again?

Could there be
so many beautiful people
enough to catch
all my love?

Guess it could.
Guess there are - they had caught.


segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Cronista

Gostei da definição (leia-se "me identifiquei com ela") de cronista do Rubem Alves:

"Pessoas que falam sempre sobre as mesmas coisas são chatas. Além do que, essa insistência em uma coisa só é contrária ao estilo de crônicas. Crônicas, para serem gostosas, devem refletir a imensa variedade da vida. Um cronista é um fotógrafo. Ele fotografa com palavras. Crônicas são dádivas aos olhos. Ele deseja que os leitores vejam a mesma coisa que ele viu."


segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Shower the people you love with love

Let the rain fall ;)



You can play the game,
And you can act out the part,
But you know it wasnt written for you,
Tell me how can you stand there,
With your broken heart,
Ashamed of playing the fool,
One thing can be to another,
It doesn't take any sacrifice,
Oh, father, and mother,
Sister and brother,
If it feels nice,
Then don't think twice,

Just shower the people you love with love,
Show them the way that you feel,
Things are gonna be just fine,
If you only will,
Just shower the people you love with love,
Show them the way that you feel,
Things are gonna be just fine,
If you only will,

You can run, but you can not hide,
This is widely known,
Tell me what you plan to do
With your foolish pride,
When your all by yourself alone,
Once you tell somebody the way that you feel,
You can feel it beginning to ease,
I think it's true what they say,
About the squeaky wheel,
Always getting the grease,

So you just, shower the people you love with love,
Show them the way you feel,
Things are gonna be much better,
If you only will,
Shower the people you love with love,
Show them the way you feel,
Things are gonna be just fine, if you only will

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Por trás do caos e das trevas

Já ouviu falar em "Oscar Póstumo"? Ainda mais vindo de uma banca tão conservadora e tradicionalista como são os jurados da Academia...?

Bom, eu nunca tinha ouvido também. Mas passei a ouvir com considerável frequência desde as vésperas da estréia de Batman - The Dark Knight. E pude constatar, hoje, finalmente, depois de muito babar de vontade, de onde saiu tamanha "ousadia".

Heath Ledger, 28, assumiu a difícil missão de ajudar Christopher Nolan a dar prosseguimento à reconstrução de um dos maiores heróis do mundo, tomando o posto de nada mais, nada menos que do até então eterno Coringa de Jack Nicholson, talvez o maior vilão de todos os tempos. Ledger conquistou a admiração de Nolan após Brokeback Mountain, atuação que rendeu o comentário, por parte do diretor, de que se tratava de "um ator fantástico, por não ter vaidade", capaz de fazer o que for necessário para dar vida a seu personagem - motivo pelo qual o escolheu para o papel.

Um demoníaco agente do caos, mas ainda um exagerado cínico lunático, o Coringa ganhou vida na pele de Ledger, que trouxe a essência do personagem à tona: um homem totalmente excêntrico, sem o menor pudor e eixo moral, aficcionado pela desordem, obcecado em expor a fragilidade do ser humano e dos planos que traçam para tudo na vida, apaixonado pelo caos por ser, de acordo com o ele, o único estado em que realmente há justiça. Impecável, convincente, assustador. Não é a toa que alguns críticos digam ser o filme inadequado para crianças: a atuação de Ledger faz com que a aura macabra e sombria do Coringa transcenda a tela.

The Joker: It's a schemer who put you where you are. You were a schemer. You had plans. Look where it got you. I just did what I do best - I took your plan and turned it on itself. Look what I have done to this city with a few drums of gas and a couple bullets. Nobody panics when the expected people get killed. Nobody panics when things go according to plan, even if the plans are horrifying. If I tell the press that tomorrow a gangbanger will get shot, or a truckload of soldiers will get blown up, nobody panics. But when I say one little old mayor will die, everyone loses their minds! Introduce a little anarchy, you upset the established order, and everything becomes chaos. I am an agent of chaos. And you know the thing about chaos, Harvey? It's fair.


The Joker: [holding a knife inside Gambol's mouth] Wanna know how I got these scars? My father was....a drinker. And a fiend. And one night he goes off crazier than usual. Mommy gets the kitchen knife to defend herself. He doesn't like that. Not. One. Bit. So, me watching, he takes the knife to her, laughing while he does it. Turns to me and he says "Why so serious?" Comes at me with the knife,"Why so serious?" He sticks the blade in my mouth. "Let’s put a smile on that face!" And..... Why so serious?

Lem cima, coloquei ousadia entre aspas. O fiz, porque, depois de ver o que vi hoje, ousadia seria não inventar o tal Oscar Póstumo e dá-lo a Ledger.



Faço aqui uma profunda reverência a esse magnífico ator e lastimo enormemente seu falecimento. O Cinema perdeu um gênio, e o Batman perdeu seu (esse sim) eterno Coringa.



Mas, ainda acima do estupendo Coringa e da magnífica atuação de Heath Ledger, destaco o papel de Christopher Nolan. Ele pegou um Batman que, por mais de 40 anos, foi gay, brincou com uma série de vilões coloridos e teatrais, em uma cidade indestrutível, e resgatou o Batman original, resgatou a essência do personagem e da história, criados, em gibis, por Bob Kane, na década de 30. Já com Batman Begins e agora com The Dark Knight, Nolan transformou os personagens unidimensionais e a caricaturesca luta do bem contra o mal em uma versão que muito mais se aproxima da realidade.

O Batman não é um herói, ele não combate o crime por justiça, porque é um herói. Ele luta como vingança pela morte dos seus pais; nem sequer é um herói: como disse o Comissário Gordon, "he's not a hero. He's a silent guardian, a watchful protector... a dark knight".

The Joker: You just couldn't let me go could you? This is what happens when an unstoppable force meets an immovable object. You truly are incorruptible aren't you? You won't kill me out of some misplaced sense of self-righteousness, and I won't kill you, because you're just too much fun. I think you and I are destined to do this forever.
Batman: You'll be in a padded cell forever.
The Joker: Maybe we can share one. Then we'll be doubling up the rate this city's inhabitants are losing their minds.

O Coringa tampouco é um palhaço do mal que destrói tudo sem quê nem porquê. Ele é louco e descontrolado, uma pessoa sem o menor pudor e eixo moral - se diz um "agente do caos". "The only sensible way to live in this world is without rules!", ele disse, porque vê nas regras e nos planos das pessoas uma fragilidade que lhe incomoda, uma inexistência intolerável de justiça, a qual ele sente necessidade de expor.

The Joker: Y'see, madness, as you know, is like gravity. All it takes is a little... push.

Os personagens não são o que são e não fazem o que fazem somente porque espera-se deles nada mais que isso. Não: os personagens são pessoas e, como qualquer pessoa, possuem uma história, uma vida, um ser por trás de seus papéis, um ser que explica quem eles são, um ser que os justifica. A própria história é o ápice do filme, simplesmente por ser o ponto central, o foco, e ser tratada e desenvolvida como tal, ao invés de existir como mero pano de fundo para os personagens: bem elaborada, complexa, detalhada, coesa e, acima de tudo, plausível.

É precisamente isso que torna essa nova série de Nolan a obra-prima que vem mostrando ser, justamente o fato de a história ir muito além daquilo que se espera dela.



Batman: Why do you want to kill me?
The Joker: [laughs] Kill you? I don't want to kill you! What would I do without you? Go back to ripping off mob dealers? No, no, you... you complete me.